Páginas

Livro Digital

domingo, 8 de abril de 2012

Uma fala, um gesto, um olhar, uma atitude de desatenção podem calar fundo nos alunos.


copiado de http://ryotiras.com/?p=2122




O professor precisa estar atento para o que diz durante as aulas e não só em relação ao conteúdo. A tirinha ao lado é um exemplo de como um professor pode marcar a vida de seu aluno para o bem ou para o mal.

Uma fala, um gesto, um olhar, uma atitude de desatenção podem calar fundo nos alunos. Num mundo em que os pais estão cada vez mais ausentes, o professor , infelizmente, acaba tornando-se um modelo quase único no qual os jovens podem se espelhar – e nisso não há diferenças entre escolas para classe A,B,C ou D.

Peço licença para recontar, de memória, uma antiga crônica de Luís Fernando Veríssimo lida nas páginas amarelecidas de algum jornal de ontem que não sobreviveu ao tempo.

Escrevia ele que, volta e meia, relembrava duas história de sua vida escolar. Em uma das suas lembranças, não recorda porque, sua professora primária chamou-o de santinho do pau-oco. Daí em diante nunca parou de se perguntar se o adjetivo era merecido ou não: “os santinhos do pau-oco devem passar a vida se questionando!”. A outra história ocorreu no ginásio: ao perceber que não tinha a menor idéia do que escrever em uma redação sobre as férias, resolveu escrever uma redação sobre um aluno que não sabe o que escrever em sua redação e resolve escrever sobre um aluno que não sabe o que escrever em sua redação…. Enfim, na hora da entrega da redação corrigida ao invés de ter sua criatividade reconhecida, ele tirou zero e a advertência de que os espertinhos se davam mal naquela escola.

A moral das duas histórias? Não havia. Elas não tinham importância alguma. Eram apenas fatos de sua vida escolar que teimavam em fazerem-se presentes, “mas olha as marcas que deixaram”.

FONTE: http://blogs.d24am.com/educonomia/2010/06/11/o-professor-sempre-marca-a-vida-do-aluno-para-o-bem-ou-para-o-mal/

0 comentários:

Postar um comentário

uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk