1-Trabalho com o Alfabeto
É uma parte muito importante na aula e faz parte da
rotina diária. Como ele fixo
o nome das letras, o som de cada uma e sequência
alfabética.
Uma sugestão bem legal: Música “Suco gelado”
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontando as letras no alfabeto
que deve ser fixado
acima do quadro negro.
Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia
um aluno vai
apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Faço esse tipo de atividade até que todos sejam capazes
de reconhecer e nomear
todas as letras e
saber a sequência alfabética.
2-Trabalho com o calendário
Trabalhamos o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês
vem antes
ou depois de...
Trabalhamos o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho
com o dia do
mês, como está o
tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos
dias chuvosos,
nublados, ensolarados
Trabalhamos primeiro dia da semana, os nomes dos dias
(é bom fazer um
cartaz com um nome embaixo do outro na ordem e
fixar na parede, fazer também um de números com as
escritas por
extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse
material é
necessário, pois eles usam como suporte para a escrita
autônoma).
3-Leitura pelo professor
Três vezes por semana eu leio, no início da aula, um
livro, uma receita,
um poema, uma música, ou seja, uso variedade textual,
vários gêneros e autores.
A cada texto lido,
eu uso uma estratégia diferente para prender a atenção
dos mesmos (mudo o
tom de voz para cada personagem, faço mistério,
deixo para ler o
final depois, pergunto o que acham que vai acontecer
depois de certa parte do livro (instigo de forma que
leiam as entrelinhas,
o implícito e o explícito). Faço também leitura por
capítulos.
4-Leitura compartilhada
Faço duas vezes por semana. Os alunos acompanham a
leitura na
cópia que recebem. É bom trabalhar com textos de memória,
cantigas,
trava línguas. Depois da leitura colam no caderno de
texto ou outro.
Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura
de ajuste
onde pede para as crianças encontrarem e grifarem as
palavras que você pedir.
5-Roda da conversa
Uma vez por semana, com as crianças dispostas em
círculos,
discutimos fatos ocorridos na escola, no bairro, no
mundo. Falamos
sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência,
consumo, ética,
convivência, fatos históricos.
6-Roda literária
Todo final de semana as crianças levam gibis, livros ou
revistas
para leitura e
para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazemos a roda literária onde
os alunos
fazem indicações
do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico
esse livro porque... Ou não indico essa leitura
porque.... Eles fazem
um breve resumo da obra (oralmente)
7- Contagem dos alunos
Outra atividade que faz parte da rotina diária.
Esta atividade é iniciada com a Chamada (na minha sala
temos
a Chamadinha dos Meninos e a das Meninas). A ficha com o
nome da
criança ausente é
virada.
Após terminada, fazemos a contagem: quantos meninos,
quantas meninas,
quantos temos ao todo e quantos faltaram. Para esta
atividade utilizo o
cartaz “Quantos somos hoje?” onde são feitos os
registros.
Atividades diversas
0 comentários:
Postar um comentário