ESCOLAS MUNICIPAIS
PROFª LÍGIA CHAVES CABRAL - Itanema
PROFª EMÍLIA MAMEDES SOARES – Barro Branco
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 6º ano
PROFª: Leila Aparecida Rosa de Souza
PROJETO:
APRENDENDO COM A RIQUEZA ECOLÓGICA DO ESPAÇO ESCOLAR
LAURO MULLER, 2012.
JUSTIFICATIVA
A educação para uma vida sustentável é hoje fundamental. O aprendizado da ecologia e sua vivência prática, acalma, responsabiliza, eleva a autoestima e o senso de cuidado, aviva o senso de lugar e de pertencimento e possibilita a experiência do protagonismo e ativismo juvenil. Além disto pode vir a constituir uma forma de integrar as diversas disciplinas do currículo escolar.
Ecologia é uma palavra de origem grega. Nela, juntam-se as palavras "eco" ("oikos"), que pode significar casa e "logos" que quer dizer "saber", "estudar". Trata-se, portanto, do estudo do local onde vivemos, ou seja, ecologia é a ciência que estuda os seres vivos em "suas casas", no meio em que vivem.
Portanto é fundamental que o aluno conheça melhor o meio onde vive, para que saiba interagir com respeito e dignidade no ambiente rico de fauna e flora onde temos o privilégio de viver.
Por nossas escolas estarem situadas em locais onde ainda há preservação, faz com que o professor tenha em suas mãos um laboratório natural. Assim aproveitei o espaço ao redor das escolas para trabalhar com os alunos ecologia.
OBJETIVOS
· Desenvolver o espírito pesquisador e científico nos nossos estudantes;
· Facilitar a familiarização com alguns conceitos básicos de ecologia;
· Analisar textos com informações ecológicas;
· Produzir um dicionário ecológico;
· Pesquisar as características de plantas e animais com hábitat ao redor da escola;
· Fazer um relatório da pesquisa;
· Compreender a importância de convivermos em harmonia com seres bióticos e abióticos.
DESENVOLVIMENTO
· Apresentar textos que focam a ecologia para análise e interpretação;
· Como se faz uma pesquisa? Quais os métodos para uma investigação científica?
· Explicar sobre a importância de produzir um dicionário ecológico, que conterá os conceitos básicos de ecologia. (Os alunos farão em casa, com tempo determinado);
· Pesquisa de campo ao redor da escola, mediada pela professora;
· Relatório do que aprenderam com a pesquisa;
· Fotos para montagem de mural.
CRONOGRAMA
23/02/2012 a 30/03/2012
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.
REFERÊNCIA
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências. 4.ed. São Paulo: Ática, 2009.
RELATÓRIO FOTOGRÁFICO
Os alunos pesquisam como vivem os cogumelos(fungos) no tronco da árvore.
O uso de uma lupa facilitou a visualização de alguns seres vivos tão pequenos.
Plantas e vegetais foram analisados e comparados principalmente pela diferença entre autótrofos e heterótrofos.
Os dicionários ecológicos, ficaram lindos! Contendo palavras, com significados e ilustrações. São trabalhos que marcam a vida do aluno. São conhecimentos jamais esquecidos. E eu como educadora, consigo ver o fruto do meu trabalho.
Parabéns aos alunos do 6º ano do Itanema e do Barro Branco, que capricharam muito nos trabalhos.
0 comentários:
Postar um comentário