Páginas

Livro Digital

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ESCOLAS MUNICIPAIS
PROFª LÍGIA CHAVES CABRAL - Itanema
PROFª EMÍLIA MAMEDES SOARES – Barro Branco
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 6º ano
PROFª: Leila Aparecida Rosa de Souza



PROJETO:
APRENDENDO COM A RIQUEZA ECOLÓGICA DO ESPAÇO ESCOLAR 



LAURO MULLER, 2012.






JUSTIFICATIVA

            A educação para uma vida sustentável é hoje fundamental. O aprendizado da ecologia e sua vivência prática, acalma, responsabiliza, eleva a autoestima e o senso de cuidado, aviva o senso de lugar e de pertencimento e possibilita a experiência do protagonismo e ativismo juvenil. Além disto pode vir a constituir uma forma de integrar as diversas disciplinas do currículo escolar.
          Ecologia é uma palavra de origem grega. Nela, juntam-se as palavras "eco" ("oikos"), que pode significar casa e "logos" que quer dizer "saber", "estudar". Trata-se, portanto, do estudo do local onde vivemos, ou seja, ecologia é a ciência que estuda os seres vivos em "suas casas", no meio em que vivem.

          Portanto é fundamental que o aluno conheça melhor o meio onde vive, para que saiba interagir com respeito e dignidade no ambiente rico de fauna e flora onde temos o privilégio de viver.

          Por nossas escolas estarem situadas em locais onde ainda há preservação, faz com que o professor tenha em suas mãos um laboratório natural. Assim aproveitei o espaço ao redor das escolas para trabalhar com os alunos ecologia.











OBJETIVOS

·         Desenvolver o espírito pesquisador e científico nos nossos estudantes;
·         Facilitar a familiarização com alguns conceitos básicos de ecologia;
·         Analisar textos com informações ecológicas;
·         Produzir um dicionário ecológico;
·         Pesquisar as características de  plantas e animais com hábitat ao redor da escola;
·         Fazer um relatório da pesquisa;
·         Compreender  a importância de convivermos em harmonia com seres bióticos e abióticos.


DESENVOLVIMENTO

·         Apresentar textos que focam a ecologia para análise e interpretação;
·         Como se faz uma pesquisa? Quais os métodos para uma investigação científica?
·         Explicar sobre a importância de produzir um dicionário ecológico, que conterá os conceitos básicos de ecologia. (Os alunos farão em casa, com tempo determinado);
·         Pesquisa de campo ao redor da escola, mediada pela professora;
·         Relatório do que aprenderam com a pesquisa;
·         Fotos para montagem de mural.

CRONOGRAMA
23/02/2012 a 30/03/2012



AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.


REFERÊNCIA
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências. 4.ed. São Paulo: Ática, 2009.



RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

 Os alunos pesquisam como vivem os cogumelos(fungos) no tronco da árvore.


O uso de uma lupa facilitou a visualização de alguns seres vivos tão pequenos.


 Plantas e vegetais foram analisados e comparados principalmente pela diferença entre autótrofos e heterótrofos.









          Os dicionários ecológicos, ficaram lindos! Contendo palavras, com significados e ilustrações. São trabalhos que marcam a vida do aluno. São conhecimentos jamais esquecidos. E eu como educadora, consigo ver o fruto do meu trabalho.
        Parabéns aos alunos do 6º ano do Itanema e do Barro Branco, que capricharam muito nos trabalhos.







TODOS OS TRABALHOS SERÃO APRESENTADOS NA EXPOSIÇÃO QUE TERÁ ESSE ANO! 

  

0 comentários:

Postar um comentário

uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk