Dicas para trabalhar com maternal
Sugestões de Atividades:
- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e
estímulo/incentivo por parte do professor.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para
o uso da escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças
aprendem a levar a colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão
se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes.
Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também
nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis,
giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte.
De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar
a forma ao buraco.
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança
deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
estímulo/incentivo por parte do professor.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para
o uso da escova.
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças
aprendem a levar a colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão
se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes.
Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também
nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis,
giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte.
De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar
a forma ao buraco.
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança
deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes
manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar
e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não
permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança
sobre os aspectos do dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis,
falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência
de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.
- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança,
estimulando partes do corpo.
- Contos de histórias curtas.
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas,
fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar
e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não
permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança
sobre os aspectos do dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis,
falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência
de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.
- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança,
estimulando partes do corpo.
- Contos de histórias curtas.
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas,
fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia
e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem
ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda
vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.
- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem
ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda
vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.
- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
Estímulos para os bebês:
“O adulto precisa apresentar o mundo”
• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar
pelo nariz( variar com gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo educador como:
“aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa,
rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito
no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...
• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar
pelo nariz( variar com gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo educador como:
“aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa,
rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito
no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...
0 comentários:
Postar um comentário