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segunda-feira, 14 de março de 2011

ESCOLA NA MEDIDA

“O desempenho escolar é diretamente proporcional à participação dos pais”

Juliana Zanin Piuco – Psicóloga – CRP 12/06324

Dificuldades com a rotina de estudo e as regras de convivência social são um desafio para qualquer criança em idade escolar, nesta etapa o acompanhamento dos pais torna-se indispensável. Um bom começo é fazer uma retrospectiva da vida escolar de seu filho, a partir do momento em que houve alguma mudança de comportamento. Quando ele começou a se retrair e a apresentar baixo rendimento? Foi um comportamento repentino ou algo que foi se desenvolvendo aos poucos? Coincidiu com algum acontecimento que pode te-lo afetado emocionalmente, como mudança de casa ou de escola; nascimento de um irmão; separação dos pais ou perda de alguém querido? Às vezes aquilo que foi aparentemente superado pela criança continua ali, prejudicando seu desenvolvimento, a criança começa a perder interesse pelas atividades escolares e o rendimento escolar diminui. È comum também afastar-se das atividades sociais e familiares que até então faziam parte de sua rotina. Estimulá-lo a expor os sentimentos nem sempre é fácil, e um psicólogo pode ser um apoio para os envolvidos. Os pais precisam estar atentos a todas as mudanças que ocorrem com a criança incluindo também perda de apetite e insônia. Alguns estudos mostram que o desempenho da criança é diretamente proporcional a participação dos pais na vida da criança – e não só cobrando resultados. Não adianta fazer interrogatório quando a criança chega da escola, isso pode levá-lo (a) retrair-se ainda mais, é importante transformar estes momentos em conversas, durante os momentos de descontração em que a família está junta, durante as refeições entre outros. Aproveite para saber quem é a professora, quem são os colegas; quais são as disciplinas que encontra mais dificuldades. Aproveite para contar episódios de como era sua vida escolar para seu filho, explicando que todos  tem altos e baixos e, é possível melhorar. Mostre seu interesse por aquilo que seu filho gosta. Sente com ele na hora do dever de casa; auxilie na organização dos materiais escolares; freqüente as reuniões e encontros proporcionados  pela escola; transforme cobrança, principalmente no que se refere as notas em diálogo, buscando sempre identificar onde a criança encontra maior dificuldade. Outro ponto fundamental é conversar com a coordenação pedagógica é uma maneira de identificar os pontos fracos dos pequenos, inclusive nos relacionamentos com colegas e professores, buscando sempre melhorar a auto-estima da criança, pois diante dessas transformações alguns desanimam achando sempre que seus esforços não são suficientes. Tão importante quanto a participação dos pais na vida dos filhos é a importância do vínculo com a escola e professores, fazendo com que a criança sinta-se segura e confiante em suas  potencialidades.

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uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk