Páginas

Livro Digital

quinta-feira, 31 de março de 2011

Escolas Municipais de Lauro Müller
organizam evento em comemoração ao
 Dia do Livro Infantil

A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.
Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento,  02 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.
Cabe a ele o honroso título de "Criador da Literatura Infantil Internacional".
Dentre as histórias mais conhecidas mundialmente estão: 
  • O Patinho Feio;
  • O Soldadinho  de Chumbo;
  • A Pequena Sereia;
  • As Roupas
  • Novas do Imperador.
A data é conhecida e comemorada mundialmente, em mais de sessenta países, com forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura. Tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem com o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias áreas da vida.
As histórias reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando - a melhor enquanto pessoa.

No Brasil comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil no dia 18 de abril. A data foi criada em homenagem à Monteiro Lobato, pai da Literatura infantil do Brasil. Monteiro Lobato foi o primeiro autor brasileiro de literatura infantil, já que todos os livros infantis até aquele ponto eram trazidos de outras línguas. Com sua luta pela alfabetização ligada ao seu modo de vida e paixão pela "roça", criou uma das séries infantis mais famosas do mundo, o Sítio do Pica Pau Amarelo. Com suas obras Monteiro Lobato conseguiu mostrar à todos  que a literatura infantil podia ser ao mesmo tempo divertida, inteligente e principalmente educativa.

 

0 comentários:

Postar um comentário

uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk