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terça-feira, 22 de março de 2011

AGRESSIVIDADE INFANTIL - Juliana Zanin Piuco Psicóloga CRP 12/06324

      Muitas vezes os adultos olham como agressivos as crianças que adotam comportamento direto, expontâneo, costuma-se dizer que eles "Estão pondo para fora"deixando implicitar alguma atitude que visa atingir seu meio ambiente, o mundo, em oposição ao que seria conter-se. Por outro lado, a criança retraída, passivas, tidas como contidas também encontram sua forma de "Por para fora". De fato, todos nos geralmente encontramos no processo de por alguma coisa para fora de alguma maneira única e só nossa. A criança que manifesta suas coisas em sala de aula, é a  primeira a ser notada. Se trata de uma criança extremamente inquieta, que age impulsivamente, procura atingir outras crianças as vezes sem razão aparente (mas em geral com muitas boas razões) é desobediente ( e portanto chamado de rebelde) fala alto interrompe a aula com frequência, critica e provoca os outros, desperta comportamentos semelhantes nas outras crianças, e tenta ser dominadora. As vezes a criança é vista como agressiva, quando está simplesmente nanifestando raiva. Ela pode quebrar um prato ou dar um soco em outra criança como pura expressão de raiva. No entanto é preciso ter um olhar atento a estes atos agressivos, não são verdadeira expressão da raiva, mas desvios de sentimentos reais. O que esta criança está tentando realmente comunicar ao adulto, o que esta acontecendo que ele não consegue comunicar de forma verbal. Sendo assim manifesta em atos, geralmente contra o ambiente que está inserido. Na maioria das vezes esta criança que se envolve em comportamentos hostis, intrusivos, destrutivos como uma criança que possui sentimentos profundos de ira,  de rejeição, insegurança e ansiedade, sentimentos de mágoa e muitas vezes sentimentos de identidade difusa. Possui medo ou receio de expressar seus próprios sentimentos, teme as cobranças do meio. Tal criança sente a necessidade de fazer o que faz como método de sobrevivência, pois em algum momento aprendeu esse tipo de comportamento como método de aliviar sentimentos hostis e resolver seu próprios "problemas". Na verdade quando a criança  manifesta esse tipo de comportamento, é o meio que a perturba. Ela é provocada pelo ambiente, e não pelas suas dificuldades internas. O que lhe falta internamente é a habilidade de lidar com o ambiente que a deixa com raiva e medo ou outro sentimento ruim. A criança não sabe lidar com esses sentimentos, que são gerados dentro dela pelo ambiente em que vive e por suas vivências. e assim quando agride o ambiente de uma certa maneira, o faz porque não sabe fazer outra coisa, é nada mais que sua forma de comunicar o que sente ao mundo.

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uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk