Páginas

Livro Digital

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Passeio ao Supermercado


ATIVIDADE 1 –  Como são organizados os produtos no supermercado?  

 1º Momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:

  • Quem já foi ao supermercado?
  • Como estão organizados os produtos em um supermercado?
  • Quem são as pessoas que trabalham no supermercado?
  •  Qual a função de cada profissional?
  •  Como são separados os produtos?
  •  Quais os produtos que devem ficar refrigerados?
  •  Quais os produtos que não podem ficar perto dos alimentos?
  •  O que é alimento perecível?

  Todas as respostas deverão ser registradas e fixadas no mural da sala.  

2º momento - O/a professor/a deverá levar os alunos a pensarem em formas de organizar, arrumar – classificar e seriar – diferentes produtos. Para tanto o/a professor/a deverá trazer panfletos de diferentes supermercados e solicitar que as crianças recortem todas embalagens. Depois em grupos as crianças deverão classifcar os produtos, colando-os na prateleira desenhada na atividade. Nesse momento o/a professora deverá deixar que os alunos proponham diferentes formas de organização não convencional. Depois cada grupo deverá apresentar sua organização.  

O/a professor deverá registrar todas as respostas dos alunos, e possibilitar um diálogo com a turma, deixando que cada um dê sua sugestão.  

3º  momento – Durante a visita ao supermercado as crianças deverão localizar os produtos nas seções onde estão expostos, observando a forma de organização dos mesmos. Organização do supermercado (seções); alimentos congelados; Frios, iogurtes; frutas e verduras; material de limpeza; biscoitos; cereais; bebidas, etc. Quem são os profissionais que trabalham no supermercado, e suas funções: caixa; gerente, açougueiro.

Durante a visita o/a professor/a deverá questionar:

  • Por que será que eles organizam os produtos deste jeito?
  • Quem tinha pensado em organizar os biscoitos assim?
  •  Por que será que eles separam os produtos de limpeza?
  •  E as frutas estão perto de quais produtos?

As respostas serão registradas e discutidas no momento da roda.

OBS: O/a professor/a deverá agendar a visita ao supermercado, bem como providenciar junto aos pais uma autorização para a aula passeio. O transporte também deverá ser providenciado antecipadamente.  

Avaliação

Os alunos serão avaliados se :

  • Conhecem a organização dos produtos em um supermercado;
  • Classificam e selecionam as diferentes embalagens (recicláveis);
  • Escrevem e leem listas de compras utilizando o que sabe sobre a escrita e leitura;
  • Identificam e compreendem as funções desse tipo de texto (lista).

 

0 comentários:

Postar um comentário

uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk