ATIVIDADE
1 – Como são organizados os produtos no supermercado?
1º Momento –
O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:
- Quem já foi ao supermercado?
- Como estão organizados os
produtos em um supermercado?
- Quem são as pessoas que
trabalham no supermercado?
- Qual a função de cada
profissional?
- Como são separados os
produtos?
- Quais os produtos que
devem ficar refrigerados?
- Quais os produtos que
não podem ficar perto dos alimentos?
- O que é alimento perecível?
Todas
as respostas deverão ser registradas e fixadas no mural da sala.
2º momento
- O/a professor/a deverá levar os alunos a pensarem em formas de organizar,
arrumar – classificar e seriar – diferentes produtos. Para tanto o/a
professor/a deverá trazer panfletos de diferentes supermercados e solicitar que
as crianças recortem todas embalagens. Depois em grupos as crianças deverão
classifcar os produtos, colando-os na prateleira desenhada na atividade. Nesse
momento o/a professora deverá deixar que os alunos proponham diferentes formas
de organização não convencional. Depois cada grupo deverá apresentar sua
organização.
O/a
professor deverá registrar todas as respostas dos alunos, e possibilitar um
diálogo com a turma, deixando que cada um dê sua sugestão.
3º momento
– Durante a visita ao supermercado as crianças deverão localizar os
produtos nas seções onde estão expostos, observando a forma de organização dos
mesmos. Organização do supermercado (seções); alimentos congelados; Frios, iogurtes;
frutas e verduras; material de limpeza; biscoitos; cereais; bebidas,
etc. Quem são os profissionais que trabalham no supermercado, e suas
funções: caixa; gerente, açougueiro.
Durante a
visita o/a professor/a deverá questionar:
- Por que será que eles
organizam os produtos deste jeito?
- Quem tinha pensado em
organizar os biscoitos assim?
- Por que será que eles
separam os produtos de limpeza?
- E as frutas estão
perto de quais produtos?
As
respostas serão registradas e discutidas no momento da roda.
OBS: O/a professor/a deverá agendar a
visita ao supermercado, bem como providenciar junto aos pais uma autorização
para a aula passeio. O transporte também deverá ser providenciado
antecipadamente.
Avaliação
Os alunos
serão avaliados se :
- Conhecem a organização dos
produtos em um supermercado;
- Classificam e selecionam as
diferentes embalagens (recicláveis);
- Escrevem e leem listas de
compras utilizando o que sabe sobre a escrita e leitura;
- Identificam e compreendem as
funções desse tipo de texto (lista).
0 comentários:
Postar um comentário