Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a
ajudarem a refletirem sobre a escrita e leitura.
1- Jogo dos 7 erros: a prof.ª elabora uma lista de palavras
e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A
criança deve localizar essas 7 substituições.
2- Jogo dos 7 erros: a prof.ª elabora uma lista de palavras
e, em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro). A criança
deve achar esses 7 erros.
3- Jogo dos 7 erros: a profª elabora uma lista de palavras
e, em 7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.
4- Jogo dos 7 erros: a prof.ª elabora uma lista de palavras
e, em 7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve localizar
quais são elas.
5- Jogo dos 7 erros: a prof.ª escreve um texto conhecido
(música, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte
do texto. O aluno deve achar quais são elas.
6- Jogo dos 7 erros: a prof.ª escreve um texto conhecido
(música, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são
elas.
7- Jogo dos 7 erros: a prof.ª escreve um texto conhecido
(música, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno deve
localizar essas inversões.
8- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto conhecido
(música, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras que não façam parte dele. A
criança deve localizar quais são elas.
9- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e dá só uma pista:
“Ache 5 nomes de animais” por exemplo.
10- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e escreve, ao
lado, as palavras que o aluno deve achar.
11- Caça palavras no texto: a prof.ª dá um texto ao aluno e
destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.
12- Jogo da memória: o par deve ser composto pela escrita da
mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.
13- Jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as
peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
14- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça
contendo a figura, e a outra, o seu nome.
15- Cruzadinha: A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente,
colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma
tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, a criança
consulta a tabela e “descobre” quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial,
final, etc.
16- Cruzadinha: A prof.ª monta a cruzadinha
convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para
ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para
que a criança só precise copiá-los, letra a letra.
17- Cruzadinha: A prof.ª monta a cruzadinha
convencionalmente, colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.
18- Bingo de letras: as cartelas devem conter letras
variadas. Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras, somente
cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.
19- Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras
variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras, somente
cursivas; e outras, letras dos dois tipos.
20- Bingo: a profª deve eleger uma palavra iniciada por cada
letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas. (+/- 6
palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra
sorteada por ela.
21- Bingo: as cartelas devem conter letras variadas. A profª
dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial da palavra
ditada.
22- Quebra cabeça de rótulos: a profª monta quebra cabeças
de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a criança a
pensar sobre a “ordem das letras”
23- Dominó de palavras: em cada parte da peça deve estar uma
palavra, com a respectiva ilustração.
24- Ache o estranho: a prof.ª recorta, de revistas, rótulos,
logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um
“estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1
quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”; 4 marcas com 3 letras e 1 com
10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.
25- Procure seu irmão: os pares devem ser um rótulo ou
logomarca conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.
26- “Procure seu irmão”: os pares devem ser uma figura e sua
respectiva inicial.
27- Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1 consoante
para cada 3 vogais).
Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para
cada um.
Vá dando as tarefas, uma a uma:
- levantar a letra;
- organizar em ordem alfabética;
- o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra
que inicie com ela;
- formar frases com a palavra escolhida;
- formar palavras com o alfabeto móvel;
- contar as letras de cada palavra;
- separar as palavras em sílabas;
- montar histórias com as palavras formadas;
- montar o nome dos colegas da sala;
- montar os nomes dos componentes do grupo.
28- Pares de Palavras
Objetivo: utilizar palavras do dicionário
Destreza predominante: expressão oral
Desenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as
escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir a classe em
duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um par de
palavras formando uma frase com elas. A classe analisará a frase e se acharem
que é coerente a dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O
jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.
29- Formando palavras
Número de jogadores: 4 por grupo.
Material: 50 cartões diferentes (frente e verso).
Um kit de alfabeto móvel por grupo (com pelo menos oito
cópias de cada letra do alfabeto)
Desenvolvimento: Embaralhe os cartões e entregue dez deles
para cada grupo;
Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o
alfabeto móvel no verso de cada desenho. Ganha o jogo o grupo que primeiro
preencher todos os cartões.
Variações:
Classificar (formar conjuntos) de acordo:
- com o desenho da frente dos cartões;
- com o número de letras das palavras constantes dos
cartões;
- com o número de sílabas das palavras dos cartões;
- com a letra inicial;
Profª Lourdes Eustáquio Pinto Ribeiro
(didatica@didatica.com.br - http://www.didatica.com.br)
30- Treino de rimas
Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três
formas diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode haver
três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve então retirar uma carta,
dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a
mesma rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo
som. Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três
pilhas com palavras de terminações diferentes.
31- Treino de alterações
Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que
comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo:
casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos
com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade
pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras (por
exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo final: televisão, leão,
balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).
32- Treino de consciência de palavras
Frases com palavras esquisitas, que não existem de verdade,
são ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a
pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se "Eu tenho
cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em cada mão".
Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que existem de verdade,
deixando a frase com sentido. Mostra-se que, ao criar frases com palavras que
não existem, essas não têm significado.
33- Quantas sílabas tem...
A professora fala uma palavra e o aluno “bate palma(s)” de
acordo com o número de silabas.
34- Adivinha qual palavra é: A professora fala uma palavra
(BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA) ou a final (BATA)
35- Lá vai a barquinha carregadinha de ...
A professora fala uma LETRA (ou sílaba) e as crianças
escolhem as palavras. Ex.: frutas iniciadas com M - maçã, morango, melão,
etc...
36- Adivinhando a palavra
O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os
alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)
37- Quantas sílabas?
A professora fala uma palavra e a criança risca no papel de
acordo com o número de sílabas (ou faz bolinhas)
38- Descoberta de palavras com o mesmo sentido
Ajude o aluno a perceber que o mesmo significado pode ser
representado por mais de uma palavra. Isso é fácil de constatar pela comparação
de frases como as que se seguem:
• O médico trata dos doentes
• O doutor trata dos doentes
Forneça, em frases, exemplos do emprego de sinônimos de uso
comum como:
• Bonita, bela;
• Malvado, mau;
• Rapaz; moço
• Bebê; neném;
• Saboroso; gostoso
39- Descoberta de palavras com mais de um significado
Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais
podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases com as palavras:
manga, botão, canela, chato; corredor; pena, peça; etc
40- Respondendo a perguntas engraçadas
Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de
brincadeiras ou adivinhações:
• a asa do bule tem penas?
• O pé da mesa usa meia?
• A casa do botão tem telhado?
41- Escrita com música
1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos; 2)
distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3) apresentar às equipes uma
música previamente selecionada pelo professor; 4) pedir que o aluno 1 de cada
uma das equipes registre, na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias,
sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música; 5) solicitar-lhe que, findo
o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá continuar a tarefa. E assim
sucessivamente, até retornar ao aluno 1, que deverá ler o produto final de todo
o trabalho para toda a classe.
Observação: a folha de papel deverá circular no sentido
horário.
42- Conversa por escrito: 1) dividir a classe em duplas; 2)
entregar a cada uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às duplas que
iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares), mas por escrito.
Observações: 1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser,
mas deverá registrar a conversa na folha recebida; 2) a dupla não precisará ler
sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver disposta a tanto.
Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão
sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
43- Interpretando por escrito
1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos cada uma; 2)
numerá-los de 1 a 4; 3) distribuir, entre as mesmas, pequenas gravuras (se
possível de pinturas abstratas); 4) solicitar que cada uma das equipes
registre, por escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos; 5) ler as
interpretações obtidas.
44- Brincando com as cores:
1) dividir a classe em equipes de 4 elementos; 2) numerar os
participantes de cada uma; 3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma
cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4)
pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre, numa folha de
papel que circulará entre os participantes, suas impressões a respeito da cor
recebida; 5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.
Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem
a entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir
um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a
respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la. Algumas equipes
poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá
organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns fatores que talvez
tenham dificultado a não identificação. Outra atividade com cores poderá ser a
dramatização por meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s)
equipe(s).
45- Compondo um belo texto-poema
1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) indicar a cada
uma três substantivos - chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no
relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural de
classe, os textos produzidos pelas equipes.
46- Cinema imaginário
1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2) apresentar às
equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas sonoras de filmes; 3)
solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas referente às trilhas
ouvidas; 4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de
diferente nas cenas imaginadas por eles.
“A partir das respostas a essas perguntas, o professor
discutirá, com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências
pessoais e culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos
(verbais, não-verbais, musicados, ...)
47- Criação de um país imaginário
1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) pedir-lhes que
produzam um texto, com ou sem ilustração, descrevendo um país imaginário, de
criação da equipe; 3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o texto
produzido por ela; 4) afixar, no mural da sala, os textos produzidos pelas
equipes.
48- “ Se eu fosse ...”
1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2) pedir que cada
uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome de um objeto, animal, planta,
personagem ou personalidade humana que gostaria de ser; 3) solicitar que
escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de ser; 4) pedir que
exponham suas produções aos colegas; 5) sugerir que as coloquem no mural ou
varal de classe.
49- Jogo do segredo (telefone sem fio)
Dizer uma pequena frase a uma criança e ela diz essa frase
ao ouvido da criança que está ao seu lado e assim sucessivamente até percorrer
as crianças todas. A última diz a frase em voz alta para vermos se coincidiu
com a frase inicial.
50- Jogo de formação de frases:
Montagem: faça várias cartelas em cores diferenciadas,
contendo: os substantivos, ações, conectivos e pontuação, separadamente. (ex:
substantivos em rosa, conectivos em azul, etc.).
Como jogar: a professora entrega a uma dupla de alunos cartelas
contendo palavras, vogais e pontuação embaralhadas. Em seguida, pede a ela que
forme as frases corretamente. Em outro momento, pergunta-lhe se é possível
trocar elementos frasais com as demais duplas. Assim, os alunos treinam, de
maneira lúdica, a comparação entre frases e entre elementos que estruturam uma
frase, sem preocupar-se com nomenclatura. Em momento algum, a professora
comenta a divisão de cores dos elementos. Ela deixa o aluno descobrir as
diferenciações, instigando-o a reparar as diferenças. Outra forma de brincar é
fazer com que uma criança monte a frase e a outra a leia em voz alta.
RETIRADO DE http://www.ivanise.xpg.com.br/11.html, VALE A
PENA VISITAR.
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