Páginas

Livro Digital

domingo, 11 de março de 2012

Programa Saúde na Escola atendeu 400 crianças em Lauro Müller

A Prefeitura de Lauro Muller, por meio das secretarias da Saúde e da Educação, desenvolveu pela primeira vez, ao longo desta semana, nas escolas do município, o Programa Saúde na Escola – PSE, lançado pelo Governo Federal.


As escolas municipais selecionadas pelas equipes de saúde promoveram avaliação antropométrica - medição e pesagem - dos alunos, além de trabalhar de forma interdisciplinar o tema Saúde na Escola.


A Escola José Heleodoro Barreto Júnior, do Bairro Arizona, foi a primeira escola a receber, na segunda e terça-feira, o PSE. Na quarta e quinta-feira, o programa esteve na Escola Emília Mamede Soares, do Barro Branco. Durante os quatro dias de trabalho, foram assistidas 400 crianças.


Além da verificação de peso e altura, os alunos também assistiram a uma palestra com a temática sexualidade na adolescência (mudanças corporais, higiene corporal, dinâmicas).


Conforme as enfermeiras Kátia de Souza e Stela Maris Bristot Motta, o PSE veio contribuir no fortalecimento em programas que visam saúde e educação, e a escola é um espaço privilegiado para a prática dessa promoção.


“A articulação entre escola e unidade de saúde é muito importante na demanda do programa saúde na escola. E com as informações obtidas será possível a criação de um banco de dados das escolas e um relatório de cada aluno, contendo detalhes relevantes sobre a saúde destas crianças e adolescentes”, explicou a enfermeira Kátia de Souza.


O programa vai ser desenvolvido durante todo o ano e visa inserir os alunos da rede municipal em atividades que buscam a promoção e a prevenção da saúde dentro do ambiente escolar, bem como construir uma cultura de paz nas escolas.


“A novidade do programa é o intercâmbio das secretarias envolvendo não somente os educadores, mas uma equipe de Saúde da Família, NASF, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros profissionais da área”, destaca a enfermeira Stela Maris Bristot Motta.



Fonte: http://www.netlm.com.br/site/?pg=notícia&id=6515

0 comentários:

Postar um comentário

uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk