FAMÍLIA E ESCOLA UMA RELAÇÃO DE CONSTRUÇÃO A criança ao nascer entra em contato com o primeiro grupo social de sua vida, a família. É nela que a criança toma contato com regras, hábitos, costumes culturais, isto é o modo de viver. Embora já apresente seus interesses individuais como suas preferências, gostos e diferenças ela começará a agir, se comportar e aprender, no meio e de acordo com o meio, através da interação com a família. Percebe-se aí a importância desta para com o crescimento da criança que tudo observe e abstrai, é o início da formação da identidade da mesma. Os pais transmitem à criança valores morais e éticos, cidadania, respeito, auto-estima, solidariedade, enfim concepções que a encaminhem a se tornar um adulto que saiba resolver problemas; responsável; aberto ao diálogo e às transformações da sociedade tanto no âmbito social como tecnológico. A família é a base, o suporte que toda criança precisa ter, embora nem todas as tenham. É nela que a criança encontra o sustento que vai ajudá-la a desenvolver o conhecimento de si mesma; a confiança em sua capacidade física, cognitiva, de inter-relação pessoal e inserção social. A criança ao chegar à escola traz consigo uma bagagem enorme de conhecimento adquirido até então. Cabe a escola: o ensino sistemático, a construção de conceitos, a orientação, o encaminhamento para a vida na sociedade como um todo. A educação básica vem de casa, do convívio familiar, comunitário, religioso. Mas o que fazer diante do fato: A família de hoje compreende pai e mãe que trabalham, filhos em creches ou aos cuidados de outros; pais sem tempo e paciência diante de questionamentos dos pequenos; da necessidade de atenção de qualidade, ou seja, atenção ao próprio com diálogo, carinho, sorrisos, etc.? Será a escola de hoje o escape? Perde-se a importância real do ensino escolar e aos professores cabe a educação moral? Precisamos rever esse pensamento, precisamos entender que família e escola caminham juntas na construção do conhecimento, das aquisições morais e éticas da criança. A parceria é indispensável, imprescindível diante de uma sociedade carente de educação, de amor, de solidariedade, de atuação crítica e transformadora na sociedade atual. É visto que a família tem transferido à escola, funções que são delas, como educação sexual, política, formação religiosa, solidariedade, dentre outros. Isso tem feito com que a escola perca seu foco, e a família sua função. A vida na instituição escolar deve ter por base a tríade pais/professores/alunos). A relação entre esses personagens, principalmente os da escola (educadores e crianças) se faz indispensável na inserção da mesma na vida escolar, bem como representa uma ação conjunta para a consolidação de uma pedagogia que tenha sua atenção voltada à infância. É importante reforçar o estudo da relação escola/família, em que o professor se esforça em compreender o educando globalmente, percebendo que o mesmo quando adentra ao universo escolar, não deixa de ser filho, amigo, irmão, ou melhor, não abandona seu conhecimento e sua vida em família. Concluo com uma questão: Cabe a quem a mudança? Aos professores que se esmeram a contribuir na formação do cidadão? A família que não manteve sua função dentro de uma sociedade em constante transformação? A todos os personagens da relação comunitária família/escola que está deixando um ao outro a função de educar para uma vida social justa e de indivíduos capazes de atuar e transformar a mesma? Criança, escola, família, todos personagens de uma mesma história. Uma história voltada à continuação de uma raça carente de amor, compreensão e fé: A raça humana. Professora : Marina Spricigo Citadin |
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segunda-feira, 11 de abril de 2011
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uma história - Palavra Cantada
http://youtu.be/UAAypg0aCCk
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