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segunda-feira, 7 de maio de 2012

A RELAÇÃO EDUCADOR-EDUCANDO

A relação da criança com o adulto na escola é uma relação específica, porque o professor nãoé simplesmente mais um adulto com quem acriança interage - ele é um adulto com uma tarefa específica.A instituição escolar foi constituída na história da humanidade como espaço de transmissão do conhecimento formal historicamente construído. Não se trata, portanto, da reprodução do cotidiano que o educando vive fora da instituição. O processo de educação formal propõe, na verdade, a transformação do conhecimento que a criança traz de sua experiência no dia a dia.A vinda da criança para a instituição tem um objetivo claro e determinado: aprender determinados conhecimentos e, para tanto,dominar instrumentos específicos que lhe possibilitem esta aprendizagem.A relação da criança com o adulto, na escola, é mediada, então, pelo conhecimento formal. O professor detém o conhecimento formal que o educando deverá adquirir e a interação entre ambos deve ser tal que permita e promova a aprendizagem deste conhecimento. Desta forma, podemos dizer que a ação do professor é uma ação específica e apresenta, portanto,características que a distinguem da ação dos outros adultos com quem a criança convive.A ação pedagógica implica, portanto, numa relação especial em que o conhecimento é construído. Para tanto, exige do adulto uma ação adequada às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem de seus educandos. Esta relação não pode ser reduzida a uma atitude autoritária de quem detém o conhecimento e o transmite. Deve ser, antes, a atitude criativa de quem detém o conhecimento formal e possibilita a formulação deste conhecimento pelo aluno.A ação pedagógica para o educador e para o educando passa necessariamente pela relação que cada um estabelece com o próprio conhecimento. Sem dúvida, quando o professor ensina algo ele não está somente ensinando um conteúdo, mas ensina também a forma pela qual acriança entra em relação com este conteúdo pela própria maneira como ensina, como avalia e o que considera como aprendizagem.Para o exercício desta ação pedagógica, é importante que o educador domine não somente o conhecimento a ser ensinado, mas compreenda o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança para poder adequar seu método às possibilidades reais de compreensão e construção de conhecimento que a criança apresenta a cada período deste processo.É igualmente importante que o professor não perca de vista o fato de que sua interação com a criança tem um objetivo específico que é possibilitar-lhe a apropriação do conhecimento formal. E isto só pode ser realizado pela ampliação de conceitos e transformação de significados que a criança traz de suas experiências extra e intra escolares anteriores.É portanto, nesta tríplice perspectiva que se dá a aquisição de conhecimento, na escola: o indivíduo que ensina, o indivíduo que aprende e o conhecimento sendo que as múltiplas possibilidades de interação entre eles serão sempre mediadas pelas normas institucionais, o que dá especificidade à ação pedagógica.É dentro deste contexto que se deve situar o aluno, procurando compreender a trajetória que ele realiza em seu processo de constituição como indivíduo. A vivência da criança na escola atende a objetivos específicos, mas as experiências aí acumuladas são parte integrante da vida do indivíduo.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/30515036/Ensino-Curriculo-Basico-para-a-Escola-Publica-do-Estado-do-Parana

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uma história - Palavra Cantada

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