ATIVIDADE
1 –  Como são organizados os produtos no supermercado?   
 1º Momento –
O/a professor/a deverá perguntar aos alunos: 
- Quem já foi ao supermercado?
     
 - Como estão organizados os
     produtos em um supermercado? 
 - Quem são as pessoas que
     trabalham no supermercado? 
 -  Qual a função de cada
     profissional? 
 -  Como são separados os
     produtos? 
 -  Quais os produtos que
     devem ficar refrigerados? 
 -  Quais os produtos que
     não podem ficar perto dos alimentos? 
 -  O que é alimento perecível?
     
 
  Todas
as respostas deverão ser registradas e fixadas no mural da sala.   
2º momento
- O/a professor/a deverá levar os alunos a pensarem em formas de organizar,
arrumar – classificar e seriar – diferentes produtos. Para tanto o/a
professor/a deverá trazer panfletos de diferentes supermercados e solicitar que
as crianças recortem todas embalagens. Depois em grupos as crianças deverão
classifcar os produtos, colando-os na prateleira desenhada na atividade. Nesse
momento o/a professora deverá deixar que os alunos proponham diferentes formas
de organização não convencional. Depois cada grupo deverá apresentar sua
organização.   
O/a
professor deverá registrar todas as respostas dos alunos, e possibilitar um
diálogo com a turma, deixando que cada um dê sua sugestão.   
3º  momento
– Durante a visita ao supermercado as crianças deverão localizar os
produtos nas seções onde estão expostos, observando a forma de organização dos
mesmos. Organização do supermercado (seções); alimentos congelados; Frios, iogurtes;
frutas e verduras; material de limpeza; biscoitos; cereais; bebidas,
etc. Quem são os profissionais que trabalham no supermercado, e suas
funções: caixa; gerente, açougueiro. 
Durante a
visita o/a professor/a deverá questionar: 
- Por que será que eles
     organizam os produtos deste jeito? 
 - Quem tinha pensado em
     organizar os biscoitos assim? 
 -  Por que será que eles
     separam os produtos de limpeza? 
 -  E as frutas estão
     perto de quais produtos? 
 
As
respostas serão registradas e discutidas no momento da roda. 
OBS: O/a professor/a deverá agendar a
visita ao supermercado, bem como providenciar junto aos pais uma autorização
para a aula passeio. O transporte também deverá ser providenciado
antecipadamente.   
Avaliação
Os alunos
serão avaliados se : 
- Conhecem a organização dos
     produtos em um supermercado; 
 - Classificam e selecionam as
     diferentes embalagens (recicláveis); 
 - Escrevem e leem listas de
     compras utilizando o que sabe sobre a escrita e leitura; 
 - Identificam e compreendem as
     funções desse tipo de texto (lista). 
 
0 comentários:
Postar um comentário