Páginas

Livro Digital

domingo, 18 de novembro de 2012

Planejamento Escolar

Esse texto descreve a verdadeira razão do PLANEJAMENTO...SIMPLESMENTE AMEI!!!

      Planejamento Escolar

Acabei de tomar meu banho, visto a roupa,
Tomo café, pegou meus cadernos, meus livros,
 meu estojo, e começo tudo de novo!
Esta é a vida de um apaixonado, tresloucado,
Enamorado pela educação.

 Sigo meu destino é hora de planejar,
 Não qualquer planejamento, falo do Planejamento Escolar.
Abro portas, sinalizo, argumento, escandalizo,
Mas não desisto, portas vou abrir, e atitudes conseguir.

Sigo rumo, PPP, meu norte, com ele me sinto mais forte!
Plano Global, abraço o mundo,
Mas corretamente pois não quero perdê-lo em um segundo!
Preservo vidas, falo de pessoas,
ajudo a projetar cidadania, não descanso,

Não vacilo, realizo estratégias,
Não estou sozinho!
 Findou o dia, e trago comigo
Os semblantes gravados, alunos, alunas,
O ser humano é escandalosamente divino!
Vivo dele, e dele respiro, nele construo
E por ele sou construída,
Me abandono no planejar e saboreio o verbo amar!!! 

Dione Gauto.

http://pedagogaatuante.blogspot.com.br/2010/04/planejamento-escolar.html

Postado por Sílvia Vargas Nunes

domingo, 11 de novembro de 2012

Atividades na sala de aula

Estas imagens são apenas algumas de muitas realizações na sala de aula. Alunos do 1º ano matutino e vespertino.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Receita de Alfabetização



Ingredientes:

1 criança de 6 anos
1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha

Preparo:

Pegue 1 criança de 6 anos, limpe bem, lave e enxague com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha nas mãos da criança.

Atenção; tome cuidado para que ela não se contamine com o contato de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.

Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande-a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.

Mantenha a criança em banho-maria durante quatro meses, fazendo exercícios de cópia. Em seguida, faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.

Ao fim do oitavo mês, espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e verifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.

Se isso acontecer  considere a criança alfabetizada. Enrole-a num bonito papel de presente e despache-a para a série seguinte.

Se isso não acontecer, se a criança não devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o início, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado, ao fim de três anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: aluno repetente.



Alfabetização sem Receita

Pegue uma criança de seis anos mais ou menos, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas escritas para olhar, manusear e examinar.

Sirva jornais velhos, revistas, embalagens, anúncios publicitários, latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, tudo o que estiver entulhando os armários de sua casa ou escola e que tenha coisas escritas.

Convide a criança para brincar e ler, adivinhando o que está escrito. Você vai descobrir que ela sabe muita coisa!

Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que gostam ou não. Depois escreva no quadro algumas coisas que forem ditas e leia para ela.

Peça à criança que olhe as coisas escritas que existem por aí, nas ruas, nas lojas, na televisão. Escreva algumas dessas coisas no quadro.

Deixe a criança cortar letras, palavras e frases dos jornais velhos. Não esqueça de pedir para que ela limpe a sala depois, explicando que assim a escola fica limpa.

Todos os dias leia em voz alta alguma coisa interessante: historinhas, poesia, notícia de jornal, anedota, letra de música, adivinhação, convite, mostre numa nota fiscal algo que você comprou, procure um nome na lista telefônica. Mostre também algumas coisas escritas que talvez a criança não conheça: dicionário, telegrama, carta, livro de receitas.

Desafie a criança a pensar sobre a escrita e pense você também. Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar o colega. Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a criança estiver comendo letras. Até hoje não houve caso de indigestão alfabética.

Invente sua própria cartilha, selecione palavras, frases e textos interessantes e que tenham a ver com a realidade da criança. Use sua capacidade de observação, sua experiência e sua imaginação para ensinar a ler. Leia e estude sempre e muito.

Fonte: www.profregianekriunas.blogspot.com

<iframe src="https://docs.google.com/present/embed?id=dcdskw9b_248dd3m5gg4&size=m" frameborder="0" width="555" height="451"></iframe>

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Geométrico e Latrônico

Boa Tarde,
Queridos amigos gostaríamos de compartilhar com vocês uma pequena história que trabalha as formas geométricas de forma lúdica e divertida, mas com fundamento.
Alunos de 1º ano - Professora Sílvia 







quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis...Mas não!
Amigos verdadeiros são os que suportam a tua felicidade!
Porque em um momento difícil qualquer um se aproxima de você.
Mas o seu inimigo jamais suportaria a sua felicidade!!



uma história - Palavra Cantada

http://youtu.be/UAAypg0aCCk